quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Terço Missionário



O Rosário Missionário
Tem como finalidade rezar pela paz no mundo e pela salvação de toda a humanidade. As cinco cores diversas representam os cinco continentes e recordam as intenções pelas quais se vai rezar:
A Dezena Verde é pela África. Recorda as suas verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. A Dezena Vermelha é pelo continente Americano que teve como seus primeiros habitantes os peles vermelhas.
A Dezena Branca é pela Europa e pelo Papa.
A Dezena Azul lembra-nos a Oceania e as inumeráveis ilhas espalhadas pelas azuis águas do oceano.
A Dezena Amarela é pela Ásia, terra do sol nascente, o berço da civilização.
As três Ave Marias finais podem ser oferecidas pelos missionários espalhados pelo mundo. Nossa Senhora disse em Fátima: "Rezai o terço todos os dias. Rezai pelo mundo e pela paz". Reza tu também; reza com o coração aberto ao mundo, aos seus problemas e aos seus sofrimentos. Rezar é viver.

Segundas e quintas-feiras
Mistérios Gozosos
1º A Anunciação
Cristo veio ao mundo para fazer a vontade do Pai em humilde submissão. Em Cristo todos somos chamados a anunciar ao mundo a salvação. (Lc. 1,26-38)

2º - A Visitação
Aquele que se faz servo de todos é o primeiro de todos e o maior no Reino dos Céus. Para o cristão, viver é fazer ecoar o canto de alegria da Virgem Maria (Lc 1, 46-56)

3º - O Nascimento de Jesus
Maria dará à luz um filho; e Ele será chamado Jesus. Aqueles que crêem em Cristo são chamados a espalhar pelo mundo a alegria do Santo Natal (Lc 2,1-14)

4º - A Apresentação
Jesus fez-se em tudo semelhante aos homens para condividir a sua sorte. A vida é alegria de oferta de si mesmo ao Pai pela salvação do mundo, como fez Jesus. (Lc 2, 22-35)

5º - A Perda e o Encontro
Regressando pelo mesmo caminho, encontram Jesus. A nossa existência é um caminho em busca de Jesus, percorrido com humildade. Depois é nosso dever ir pelas estradas e gritar a alegria de o termos encontrado. (Lc 2,41-51)

Terças e sextas-feiras
Mistérios Dolorosos

1º A Agonia
Até mesmo o Filho de Deus, na sua carne, experimentou a dor. A salvação exige que levemos nós também, como Jesus, o peso das injustiças deste nosso mundo (Lc 22,39-46)

2º A Flagelação
O Servo de Deus tomou sobre si as nossas dores e foi castigado por nossa causa. Percorrer as estradas da salvação quer dizer submeter-se à provação, no abandono total a Deus. (Mt 27,22-26)

3º - A Coroação de Espinhos
Maltratado, deixou-se humilhar e não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadouro. O Rei do Universo leva sobre a cabeça uma coroa de Espinhos (Jo 19,1-7).

4º - O Caminho do Calvário
Fixemos o olhar em Jesus: foi Ele que nos abriu a estrada da fé. Cada vocação deve percorrer os caminhos que conduzem ao lugar onde somos elevados, como sinal de salvação para o mundo (Lc 23, 26-31)

5º - A Crucifixão
O Filho de Deus aceitou das mãos do Pai a humilhação suprema: morrer na Cruz. Salvaremos o mundo se estivermos, com Maria, aos pés da Cruz (Jo 19,25-30)

Domingos, quartas e sábados
Mistérios Gloriosos
1º - A Ressurreição
Cristo Ressuscitou. A alegria Pascal não é só aquela de uma possível transfiguração, mas é, sim. a certeza de uma nova presença de Cristo ressuscitado que nos comunica o Seu Espírito (Mc 16,1-7)

2º - A Ascenção
Cristo nos Céus é Senhor absoluto do Mundo. Mas antes de subir ao céu Ele prometeu ficar connosco e enviou-nos até aos confins da terra a anunciar a Boa Nova. (Act 1,2;3,9-14)

3º - Pentecostes
Aqueles que se deixam guiar pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um Espírito que vos torne escravos, mas sim o Espírito de Deus que vos torna filhos de Deus (Act 2,1-4)

4º - A Assunção
A Assunção é a alegria pela glorificação da Mãe de Jesus: "quero louvar o Senhor pelas suas obras. Ele é o meu salvador. Estou repleta de alegria". (Lc 1,46-52)

5º - Maria Rainha do Universo
Maria é Rainha do Céu e da Terra. Ela é aquela que recebeu Cristo e O deu ao mundo. "Bendita fostes Vós, pelo Deus Altíssimo, sobre todas as mulheres da terra" (Apc 21,1-5)

Nenhum comentário: