quarta-feira, 19 de novembro de 2008

20 de novembro é Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança




A infância é um presente que deve ser protegido por todas as religiões do mundo


A Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC) lançou, durante o seu III Fórum Global, realizado em Hiroshima, em maio deste ano, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações, sejam elas pessoais ou em grupo, para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Pastoral da Criança, que integra a GNRC, está mobilizando sua rede de mais de 260 mil voluntários e 1,4 milhão de famílias brasileiras acompanhadas em todos os estados brasileiros. Para isso, foi criada uma oração (veja abaixo) que será rezada nas 1,4 milhão de visitas domiciliares realizadas pelos voluntários da Pastoral da Criança, no mês de novembro, e também nas 42 mil Celebrações da Vida, dia em que as crianças são pesadas nas comunidades.

Uma sugestão de ação concreta é participar da grande mobilização nacional para a universalização do registro civil de nascimento, que acontece entre os dias 17 de novembro e 19 de dezembro desse ano, liderado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. No Brasil, ainda existem muitas pessoas sem esse documento, com apoio das Igrejas esse quadro pode mudar.

Na América Latina, a mobilização do Dia de Oração e Ação pela Criança conta com o apoio do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e do Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai) e, em âmbito mundial, com o apoio do Unicef e da Unesco.

A infância é um presente sagrado, que deve ser protegida por todas as religiões do mundo!

Veja também:
- Informe da GNRC América Latina sobre o Dia de Oração (com versão em espanhol da oração).
- Carta de apoio do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).
- Informe da CNBB.
- Noticia sobre o dia 20 de novembro na pagina do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
- Proposta de Liturgia - Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI).

Oração pela criança
Ouvir (mp3)

Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais!

Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.

Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz. Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas. Dá-nos coragem para mudar esta história!

Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias. Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.

Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe, e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente.

Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade. Nossa força está em TI, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância!

Amém!

Mais informações:
Aline Gonçalves, assessora de imprensa
aline@pastoraldacrianca.org.br
41 2105-0229 / 2105-0234

Nenhum comentário: