segunda-feira, 3 de novembro de 2008


O que é o Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.

As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).

O FSM tornou evidente a capacidade de mobilização que a sociedade civil pode adquirir quando se organiza a partir de novas formas de ação política, caracterizadas pela valorização da diversidade e da co-responsabilidade. O sucesso da primeira edição resultou na criação do Conselho Internacional que, em sua reunião de fundação, aprovou em 2001 uma Carta de Princípios, a fim de garantir a manutenção do FSM como espaço e processo permanentes para a busca e a construção de alternativas ao neoliberalismo. Hoje, são realizados fóruns sociais locais, regionais, nacionais e temáticos em todo o mundo, com base na Carta de Princípios. Em 2008, para marcar esse processo, foi realizado mundialmente no dia 26 de janeiro o Dia Global de Mobilização e Ação.

Quem organiza?

As questões políticas gerais e a discussão sobre os rumos do FSM, o local de sua realização e as metodologias dos eventos anuais são debatidas e encaminhadas no âmbito do Conselho Internacional (CI), formado atualmente por 129 organizações, e de suas comissões: Metodologia, Conteúdo e Temáticas, Expansão, Estratégias, Recursos, Comunicação.

Esse trabalho é apoiado por um Grupo de Enlace constituído por representantes de 16 organizações de todos os continentes, que interliga os membros do CI e as suas comissões, com o suporte administrativo de um escritório situado em São Paulo (Brasil).


FSM Amazônia 2009

A partir da decisão da Pan-Amazônia e Belém, como território do FSM 2009, foi criado o Grupo de Facilitação formado por 13 entidades que trabalham na construção do FSM Amazônia e que atua como Comitê Organizador e os Grupos de Trabalho (GTs) de Comunicação, Metodologia, Inter-religioso, Mobilização, Cultura, e o Comitê Organizador do Acampamento da Juventude (COA).

Conheça o Grupo de Facilitação do FSM 2009 Amazônia

Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) - www.articulacaodemulheres.org.br
Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) www.amnb.org.br
Associação Brasileira de Ongs - (ABONG) www.abong.org.br
Central Única dos Trabalhadores (CUT) www.cut.org.br
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)www.coiab.com.br
Conselho Pan-Amazônico
Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) www.faor.org.br
Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) www.gta.org.br
Marcha Mundial das Mulheres (MMM) www.sof.org.br/marcha
Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST)/Via Campesina www.mst.org.br
Rede de Educação Cidadã (RECID) www.recid.org.br/
União da Juventude Socialista (UJS) www.ujs.org.br
União das Universidades da Amazônia (UNAMAZ) www.ufpa.br/unamaz
União Nacional dos Estudantes (UNE) www.une.org.br
Escritório do FSM Amazônia 2009

End: Rua Presidente Pernambuco 40. Largo da Trindade. Prédio da Ouvidoria do Estado - Fundos Cep: 66823-010 - Belém-Pará- Brasil - Fone: +55-91-3230- 2326
E-mail: escritorio@fsm2009amazonia.org.br / comunicacao@fsm2009amazonia.org.br



Escritório do Coletivo Responsável pelo FSM

End: Rua General Jardim, 660, 8º andar, sala 81
Cep 01223-010 São Paulo- SP Brasil
Telefone / fax (Brasil 55) (São Paulo 11) - 3258-8914
E-mail: fsminfo@forumsocialmundial.org.br



Fonte: Forum Social 2009

Nenhum comentário: