segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aos Membros e Lideranças da Renovação Carismática Católica do Brasil


Abaixo publicamos a carta do Presidente da RCC, Marcos Volcan.Vale conferir!

POR QUE É IMPORTANTE QUE VOCÊ VÁ AO CONGRESSO NACIONAL?




Em algum momento da sua vida o Senhor o (a) chamou para estar com Ele e, ainda, elegeu a alguns dentre nós para o serviço de liderar, o que conseqüentemente lhe confere influência, de uma forma mais direta, sobre a vida dos seus irmãos, seja no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado ou Ministério. A sua motivação ou desmotivação tem reflexo na vida de muitas pessoas, e é por isso que eu o convido a fazer uma breve reflexão sobre o nosso Congresso Nacional.

Nunca é demais repetir que se esse Congresso tem como tema a “FAMÍLIA” é porque estamos atendendo a um apelo de nosso Papa Bento XVI. Ele nos enviou uma carta por ocasião do nosso Congresso em 2005 e pediu que, como movimento eclesial, déssemos uma atenção especial às famílias. Eis a resposta! Estamos dizendo um “sim” ao nosso Pastor. A Igreja pode contar conosco, vamos lutar pelas famílias! Não vamos nos conformar com a idéia maligna de que as famílias, como podem sugerir alguns setores, entre eles a mídia secular, estão condenadas ao insucesso.

E por falar nisso, como estão as nossas famílias? Como é bom ouvir o testemunho de irmãos que já alcançaram a graça de ter sua família convertida. Muitas conversões aconteceram dentro dos nossos grupos de oração, e isso é motivo de alegria para todos nós. Mas, infelizmente, sabemos que entre nós muitos têm trilhado um caminho solitário na fé com sérios problemas de relacionamento dentro de casa. Não são poucas as pessoas em nosso meio que vivem verdadeiros dramas em suas famílias.

Irmão (a), você sabe, por experiência, que o nosso clamor, quando estamos em comunhão, sobe aos céus. Nós somos um povo de oração e de fé. Cremos que, quando estamos juntos, o Senhor está no nosso meio e que não há nada que Ele não possa fazer. Deus age de uma forma especial através da nossa unidade, isso é inegável! Neste Congresso nós vamos clamar a Deus por um milagre em nossas famílias e vamos louvar também por tudo o que Ele já nos deu até agora! Não é esta uma boa razão para você motivar o maior número possível de pessoas a estar conosco? Pense nisso, ainda há tempo de você se mobilizar!

Mas tem um outro aspecto que é preciso ressaltar: Nós, como Movimento,
somos uma família! Uma família carismática! Um Encontro Nacional é o

momento por excelência desta família se encontrar. Um Congresso Nacional não é um simples encontro. Num Congresso, nós, como irmãos, vamos ouvir juntos os direcionamentos do Senhor para a RCC do Brasil inteiro; se os ouvirmos e acolhermos juntos poderemos andar juntos! Estaremos em unidade.

Outra questão a ser pensada: Como estão os nossos grupos de oração? Vivemos, de fato, como uma família? Nós somos reconhecidos por nosso amor e nossa união? Se somos, temos uma boa razão para querer celebrar juntos mais um Congresso; se estamos enfrentando problemas, teremos uma santa oportunidade para repensarmos nossa caminhada e buscarmos em Deus a unidade própria dos seguidores de Jesus. Aliás, foi o Senhor quem disse que o nosso relacionamento seria a prova de que somos seus seguidores: “nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13,35)

Irmãos, nosso movimento tem dado frutos para a Igreja e nós não podemos recuar, precisamos continuar crescendo. Se a RCC existe é porque o Senhor a suscitou e porque muitos homens e mulheres, mesmo em meio a muitas dificuldades, tiveram a coragem de se deixar guiar pelo Espírito Santo. Não foi sem sofrimentos e lágrimas de irmãos que nos precederam que nosso Movimento se espalhou pelo mundo. Honremos nossas origens e sejamos responsáveis pela continuidade e crescimento da RCC. Os líderes têm um papel importante nesse desafio de fazer com que nosso movimento permaneça forte e unido. Nós precisamos dar testemunho de unidade para continuar evangelizando. Separados nós nos enfraquecemos e somente unidos podemos semear a cultura de Pentecostes.

Aleluia! Falta pouco para o Congresso (um mês apenas!) e se você estiver pensando que agora não dá mais tempo para organizar uma caravana ou um grupo, eu o desafio a não desanimar e a empenhar suas forças nesse sentido! O Senhor o ajudará! Na graça de Deus, em breve poderemos estar juntos, celebrando Pentecostes em família.

Maria, que sempre reúne consigo os seguidores de seu Filho, estará conosco!

Que Ela rogue por nós!

Em Cristo,

Marcos Volcan

Nenhum comentário: