terça-feira, 3 de junho de 2008

Confira os detalhes do Projeto Amazônia


O que nos motiva?

Como afirmaram Dom Azcona e Dom Rivato em seu Pronunciamento, “a questão marajoara não é apenas de natureza econômica. Suas causas mais profundas radicam em questões de ordem moral; a moral política e social, que levam a formação de estruturas de opressão, por si mesmas, pecados sociais de suma gravidade. Em sua origem, porém, esses pecados sociais são derivados de pecados pessoais, que se realizam por atos de violência ou de omissão, sem considerar que são atos contra a vontade do Criador e Pai de todos os homens. Usa-se a liberdade, dom de Deus Pai, para manter na pobreza e na miséria um povo que clama por Justiça.” (AZCONA. HERMOSO. Dom Frei J. L. RIVATO. Dom A. Pronunciamento dos Bispos da Prelazia do Marajó e da Diocese de Ponta de Pedras sobre a situação econômica e social da região em que atuam. O Povo Marajoara na ótica da Igreja Católica. 1999, n. 56.)

A fé em Cristo nos envia através da sua Igreja, a qual nos faz um chamado através da Igreja local a levar o nome de Deus e proporcionar dignidade a quem precisa.

Nossos objetivos


Estar com o povo e a Igreja da Amazônia: inculturar- se e vivenciar sua realidade, promovendo, juntamente com os órgãos governamentais e não governamentais, ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Desenvolver atividades relacionadas às quatro dimensões da ação evangelizadora: Serviço, Diálogo, Anúncio e Testemunho de Comunhão, possibilitando a proximidade da comunidade com os desígnos de Deus e da Igreja.
Realizar ações sociais, nas áreas da educação e saúde entre outras, através da atuação de profissionais voluntários.

Formas de Participação


MISSIONÁRIO(A) – permanecerá por no mínimo um ano na missão, vivendo ao lado da comunidade da Ilha Marajó, sob as diretrizes da Igreja local, promovendo, na identidade da RCC, atividades de anúncio, diálogo, serviço e testemunho de comunhão.

COLABORADOR(A) – dará assessoria técnica, à distância, aos missionários(as) e à equipe executiva, divulgando o Projeto e estimulando vocações missionárias, colaborará materialmente com a missão, promovendo atividades de intercessão e reflexão.


Quando acontecerá?
Passos dados:

24 a 27 de janeiro/08 – I Retiro de Formação Missionária

Passos a serem dados:

Abril de 2008 – II Retiro de Formação Missionária – Breves/PA
02 a 04 maio de 2008 – Congresso Estadual Pará e envio dos missionários a Breves, na Prelazia da Ilha do Marajó
Envio dos missionários e início da missão.

Nenhum comentário: